Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF consegue mais três condenações por desvio de medicamentos do SUS

    O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco conseguiu que a Justiça Federal condenasse mais três envolvidos no esquema criminoso de desvio de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Recife, desbaratado no ano passado. O caso está sob responsabilidade da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar.

    Daniel Francisco Alves, Edson Rodrigues da Silva e Rodrigo Cícero da Silva furtavam medicamentos de hospitais públicos, onde prestavam serviço como empregados terceirizados. No Hospital das Clínicas, Daniel Alves era responsável pelo almoxarifado e cometeu os furtos durante mais de quatro anos.

    Edson da Silva prestava serviços no Hospital Barão de Lucena, onde praticou a fraude entre 2008 e 2010. Rodrigo da Silva atuava na Secretaria de Saúde do Recife. De acordo com a denúncia do MPF, ele furtava o medicamento Glivec, cujo valor de mercado chega a R$ 12.166 mil por uma caixa de 400 mg.

    Os remédios eram revendidos pelos terceirados, a preços muito abaixo do valor de mercado, para os “atravessadores”, que repassavam os produtos a empresas do ramo de medicamentos. Cada um dos condenados foi penalizado com seis anos e três meses de prisão, além de pagamento de multa.

    Operação Desvio – Desde que foi deflagrada a Operação Desvio, foram identificados seis hospitais vítimas da fraude: Agamenon Magalhães, Restauração, Oswaldo Cruz, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Hospital das Clínicas. Os produtos desviados chegaram a ser comercializados para unidades de saúde em Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE), Serra (SC), Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB).

    Até o momento, o MPF ofereceu denúncia contra 51 pessoas por ligação com o esquema criminoso. Trinta e dois envolvidos foram condenados a penas que variam entre quatro e 14 anos de prisão.

    Diante da extensa dimensão do esquema, a Polícia Federal continua a investigar outros possíveis envolvidos, o que poderá acarretar no oferecimento de novas denúncias pelo MPF.

    Processo nº 0013034-46.2010.4.05.8300 – 13ª Vara Federal em Pernambuco

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Pernambuco

    (81) 2125-7348

    ascom@prpe.mpf.gov.br

    http://www.twitter.com/mpf_pe

    • Publicações225
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-consegue-mais-tres-condenacoes-por-desvio-de-medicamentos-do-sus/2912702

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)